Por que Caminho de Emaús?
- Caminho de Emaús
- 14 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Originado de uma passagem da Bíblia, o nome sugere o que nosso espaço propõe: o encontro consigo, com o outro, com Deus, com a natureza

O nome Caminho de Emaús
tem origem em uma passagem bíblica do Evangelho de Lucas (capítulo 24, versículos 15 a 35). É uma narrativa sobre dois discípulos, que, tristes e decepcionados com a morte de Cristo, saem de Jerusalém e voltam para casa, na cidade de Emaús.
O percurso a pé é marcado pela desesperança de ambos, que não se conformavam com a partida daquele que seria o Messias. Mesmo sem fé, seguiam conversando sobre Jesus e as mensagens que deixou, quando, a um a certa altura, um viajante surge e se junta a eles na caminhada.
Em um bate-papo com o viajante, os discípulos estranham que ele não soubesse da morte de Jesus e, então, seguem falando do assunto. Ao chegarem a Emaús, despedem-se do novo amigo, mas, pelo adiantado da hora, os dois viajantes pedem que não se vá: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!"

Já em casa e na hora de servir a ceia, o convidado parte o pão, dá graças e partilha o alimento. É quando os discípulos, que até então não tinham se dado conta de quem os acompanhara na viagem, o reconhecem. Recuperada a esperança, eles voltam a Jerusalém, retornam à comunidade dos discípulos, relatam o ocorrido e anunciam que Cristo vive.
Assim como sugere a passagem da Bíblia, muitas vezes o desalento e a perda da fé limitam a visão, mas é possível recobrar o sentido da vida, por meio de pessoas e palavras que possam surgir pelo caminho.
E nosso espaço foi construído pelas irmãs dominicanas para permitir que isso aconteça, para servir como lugar de encontro consigo, com o outro e com a natureza para voltar a ter esperança em um mundo melhor, mais irmão, de mais comunhão, mais partilha, com menos violência e menos ganância.

Comments